quinta-feira, 1 de março de 2012

Atribuições do Coordenador Pedagógico


Decreto nº 12.500, DE 24 DE JANEIRO DE 2008.

Dispõe sobre a estrutura das Unidades Escolares da rede estadual de ensino e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, no exercício da competência que lhe confere o art. 89, VII, da Constituição Estadual,

CAPÍTULO II

Da Constituição das Unidades Escolares

Seção II

Da Coordenação Pedagógica

Art. 16. A Unidade Escolar terá uma Coordenação Pedagógica que conduzirá as atividades pedagógicas em articulação com a Direção e a Direção-Adjunta.

Art. 17.  A Coordenação Pedagógica será exercida por um Especialista de Educação, ou por um professor na função de Docência.
Parágrafo único. O Secretário de Estado de Educação fixará o quantitativo de cargos de Coordenador Pedagógico, por ato próprio.

CAPÍTULO IV

DAS COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

Art. 37.  São atribuições do Coordenador Pedagógico:

I -    coordenar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico ou Proposta Pedagógica, do PDE, e do Regimento Escolar com o diretor adjunto, acompanhando a sua execução;

II -     elaborar e apresentar à Direção o plano de trabalho antes do início do ano letivo;

III -   coordenar o Conselho de Classe e implementar ações no sentido de melhorar o desempenho dos alunos;

IV - orientar o trabalho dos professores na elaboração, na execução e na avaliação do plano pedagógico, com foco na sua adequação ao Projeto Político-Pedagógico ou Proposta Pedagógica, e ao currículo escolar;

V - considerar a análise dos resultados das avaliações instituídas pela Secretaria de Estado de Educação, como referência, no planejamento das atividades pedagógicas;

VI - assessorar, técnica e pedagogicamente, os professores de forma a adequar o seu trabalho aos objetivos da Unidade Escolar e aos fins da educação;

VII - acompanhar e orientar, sistematicamente, o planejamento e a execução do trabalho pedagógico realizado pelo corpo docente;

VIII - participar de programas de formação continuada que possibilitem o seu aprimoramento profissional e, conseqüentemente, o seu fazer pedagógico;

IX - coordenar e incentivar a prática de estudos que contribuam para a apropriação de conhecimentos do corpo docente;

X - participar efetivamente das decisões relacionadas à vida escolar do aluno;

XI - desempenhar outras atribuições de natureza pedagógica que lhe forem solicitadas, por seus superiores;

XII - acompanhar e avaliar os resultados do rendimento escolar dos alunos em conjunto com os professores;

XIII - analisar o desempenho dos alunos com dificuldades de aprendizagem, redefinindo estratégias com os professores;

XIV - elaborar e propor à Secretaria de Estado de Educação projetos, juntamente com a Direção Escolar, que visem à melhoria acadêmica dos alunos.

Art. 48. Revogam-se o Decreto n° 10.521, de 23 de outubro de 2001, e o Decreto n° 10.540, de 7 de novembro de 2001.

Campo Grande, 24 de janeiro de 2008.

ANDRÉ PUCCINELLI
Governador do Estado

MARIA NILENE BADECA DA COSTA
Secretária de Estado de Educação


Um comentário:

  1. Prezada Professora,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
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    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

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